segunda-feira, 15 de março de 2010

COMO ANDA O SEU ATENDIMENTO?


Como me comporto?
Responda sinceramente as perguntas abaixo. Avalie-se e boa sorte!

SEMPRE = 4

ALGUMAS VEZES = 3

RARAMENTE = 2

JAMAIS = 1


Existe prazer ao relacionar-me com pessoas e perceber que posso ajudá-las de alguma forma?

O perfil da clientela com a qual trabalho é sempre identificada assim como suas necessidades e expectativas?

Tenho empenho para corresponder às expectativas dos meus clientes, assumindo a responsabilidade por tudo que posso resolver e/ou encaminhando adequadamente, quando o assunto sai de minha alçada?

Ouço meu cliente, mesmo quando ele está fazendo uma reclamação, e mostro atenção pelo no que ele está dizendo?

Demonstro compreender seus sentimentos e interesse em resolver seu problema?

Comunico-me claramente e de forma assertiva?

. Assumo com firmeza minhas posições, sem desconsiderar os direitos e o ponto de vista do outro?

Possuo autocontrole e mantenho minha ansiedade, tomando decisões e agindo de forma equilibrada e profissional?

Busco conhecer-me melhor, desenvolver a percepção dos meus pontos de melhoria e falha?

Tenho as informações necessárias do meu negócio e procuro orientar adequadamente os clientes?
Desenvolvo atitudes receptivas, através do olhar, do sorriso e dos gestos, demonstrando ao cliente meu interesse em atendê-lo bem?

Não faço qualquer tipo de discriminação e procuro atender igualmente a todos?

Procuro conhecer sobre as habilidades técnicas exigidas para fazer um atendimento rápido e eficaz?

Percebo as reclamações como uma oportunidade de melhoria?


TOTAL DE PONTOS = SOME TODAS AS RESPOSTAS


42 a 52 pontos = Sua HABILIDADE PARA ATENDER CLIENTES É BEM DESENVOLVIDA – Você deve ter facilidade para desempenhar suas funções e para se relacionar com os outros, de forma bem adequada e produtiva. Provavelmente, deve ser reconhecido como alguém extremamente profissional e que gosta do que faz! De qualquer forma, seja humilde para admitir eventuais falhas e dificuldades, buscando a sua própria superação e sendo melhor a cada dia!


31 a 41 pontos = Sua HABILIDADE PARA ATENDER CLIENTES É RAZOÁVEL – Você precisa, porém, desenvolver mais algumas competências Em alguns aspectos, suas atitudes em relação aos clientes ainda não são totalmente satisfatórias. O primeiro passo é identificar os pontos de melhoria, através da auto-análise, do feedback das pessoas que trabalham com você e também dos próprios clientes, buscando desenvolver as suas habilidades, através das ações adequadas às suas necessidades, tais como: treinamentos, coaching, mentoring, auto-ajuda, psicoterapia, aconselhamento e leituras relacionadas ao tema.


Abaixo de 30 pontos = Sua HABILIDADE PARA ATENDER CLIENTES é fraca. – Parabéns pela sua sinceridade nas respostas! Este resultado demonstra que, provavelmente, você gosta do seu trabalho, mas não foi devidamente preparado para assumi-lo, ou sua atividade profissional, não corresponde ao seu perfil e interesse pessoais. Procure, a partir deste teste, da observação das situações do dia-a-dia, e, principalmente, do feedback das pessoas, reconhecer suas vulnerabilidades e elaborar um plano de ações visando à melhoria de sua atuação. Procure aprender com todas as experiências, mesmo que sejam negativas, evitando repetir situações que promovam frustrações e comprometam a sua imagem. Se você deseja continuar trabalhando com atendimento, ou ainda não pode mudar de atividade, esforce-se para desenvolver, pelo menos, aquelas competências que sejam mais críticas para a satisfação do cliente e que impactarão o seu sucesso nessa atividade profissional. Busque ajuda e não desista, pois só você é capaz de vencer este desafio! Na classificação acima damos algumas sugestões para o desenvolvimento pessoal, que poderão ser extremamente úteis para você também! O mais importante é que você tenha a certeza de que sempre é possível desenvolver as competências, que envolvem a excelência no atendimento ao cliente, sejam elas tanto técnicas como emocionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queremos ouvir sua sugestão! Deixe aqui seu recado.

QUAL É O SIGNIFICADO QUE VOCÊ DÁ PARA SUA VIDA?