domingo, 7 de março de 2010


O tempo é o recurso mais escasso e o mais valioso que existe. Este momento já passou e não tem dinheiro no mundo que possa comprar este minuto de volta.

Aprender a administrar o tempo é uma das ações mais importantes que qualquer pessoa pode fazer para melhorar suas chances de sucesso nos negócios e na vida.

No entanto, as técnicas tradicionais (prioridades, metas, ferramentas, planejamento) decididamente não auxiliam. Pelo contrário, criam mais um problema: “Se todos que fazem cursos com estas abordagens conseguem progresso, por que comigo não funcionam? O que há de errado comigo?”

Administrar e planejar é uma competência fundamental, tanto para garantir a eficácia do trabalho como para desenvolver sua qualidade de vida. E a falta dessa competência, pode nos levar em um mundo de pressões, mudanças e imprevistos cada vez maior. E você se vê freqüentemente perguntando: meu dia tem 24 horas?

Estas solicitações, pressões por resultados e demandas urgentes, geralmente são mais fortes do que podem as pessoas, em termos de tempo e estresse. O tempo torna-se muito curto e o estresse muito alto.

Então saber usar bem algumas habilidades de planejamento, irá ajudá-lo a refletir e conscientizar-se sobre o que precisa fazer para conseguir este desafiante objetivo e quem sabe ter algumas daquelas metas tão insistentemente desejadas realizadas?

Objetividade:
Evite ser prolixo e perder-se em detalhes.

Defina prioridades:
Neste momento é importante escrever tudo o que precisa ser feito., o tempo que levará para ser feito e o tempo necessário para entrega.

Delegue:
Delegar tudo aquilo que pode ser feito por outro é um passo fundamental para agilização do seu tempo. Além é claro de dar oportunidade do outro crescer também. Mas lembre-se: delegar não é abdigar. Sua orientação e disponibilidade para solucionar dúvidas, será importante para a execução do trabalho bem feito.

Diga não:
Precisamos saber dos nosso limites. Dizer não para o que você não terá condições de concluir ou fazer bem feito, é importante para seu planejamento dar certo.

Administre as interrupções:
A maior parte das pessoas não consegue trabalhar por um período razoável de tempo sem interrupções de colegas ou de estranhos. Seja delicado, mas deixe claro que naquele momento você não poderá dar atenção necessária àquela situação, mas que voltará a procurá-lo assim que terminar.
Examine as reuniões.
Algumas reuniões são realmente necessárias? Em caso positivo, o tempo que elas acontecem, são utilizados produtivamente? Reduza o número de reuniões que você participa, e participe apenas daquelas realmente importantes.
O mais importante no uso do tempo é pensarmos sobre como empregamos nosso tempo. Parece simples mas a maioria das pessoas não avaliam a forma como estão gastando o seu dia, e acabam não conseguindo conciliar as diversas atividades que deve realizar, aos objetivos que querem alcançar a médio e/ou longo prazo.

Artigo escrito por Elaine Souza
Revista Visão Jurídica n. 47

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queremos ouvir sua sugestão! Deixe aqui seu recado.

QUAL É O SIGNIFICADO QUE VOCÊ DÁ PARA SUA VIDA?