sábado, 1 de maio de 2010

EMPREEENDEDORISMO E ADVOCACIA


O fracasso é a oportunidade de começar de novo inteligentemente.
Henry Ford

Estamos diante de um grande desafio para novos e antigos escritórios jurídicos que é torná-lo um negócio de sucesso.
A cobrança exaustiva pelo sucesso empresarial, a maximização do retorno em curto prazo, qualidade total, produtividade, eficiência, eficácia, just in time... torna os profissionais paranóicos constantes para manterem-se no mercado.
Os processos de melhorias contínua, são necessariamente implantados, pois competir significa manter e ampliar sua carteira de clientes, de parceiros, de fornecedores, e principalmente manter sua equipe de trabalho com talentos motivados e capacitados.
É importante esclarecermos que não se trata de mudar o saber jurídico, que em sua excelência será permanente, porém a reinvenção da atividade jurídica é um fato. A importância do planejamento estratégico na estrutura e condução do negócio, torna os escritórios de advocacia, em organizações lucrativas além de uma fonte de prazer pessoal e realização profissional.
O verdadeiro desafio é, mais do que conquistar clientes, ter aptidão para mantê-los. Diante disso, o novo perfil que emerge no mercado jurídico, é o profissional como agente transformador, capaz de desenvolver na rede produtiva de uma organização, perguntas e respostas objetivas e ajustadas a realidade. Inexoravelmente, a atuação proativa, orientada a resultados e metas ousadas serão o diferencial do profissional de destaque.
Esses fatos, somados a outros tantos, estão obrigando os advogados a uma revisão plena de suas atividades cotidianas, de suas estratégias institucionais e de sua postura. Não basta deter o conhecimento técnico profundamente, é necessário ser mais. A visão empreendedora facilita a identificação das forças atuais e das fraquezas à luz das oportunidades de mercado.
Mas como ser um empreendedor no campo jurídico? Vamos descobrir se você possui as características necessárias para ser um Empreendedor?

Elaine Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queremos ouvir sua sugestão! Deixe aqui seu recado.

QUAL É O SIGNIFICADO QUE VOCÊ DÁ PARA SUA VIDA?