quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Os ‘baby boomers’ estão de volta



Os ‘baby boomers’ estão de volta

Empresas estão voltando a contratar profissionais com idade superior a 45 anos. O motivo seria a experiência.

O primeiro semestre do ano passado foi marcado pela grande quantidade de vagas a jovens profissionais e estagiários. Em contrapartida, poucas oportunidades aos executivos de meia-idade. Segundo especialistas, o motivo da procura pelos mais novos teria sido o baixo custo de risco e a aposta no investimento em talentos para o futuro das organizações.

Porém, com a crise econômica mundial que assustou as empresas, algumas precisaram ter atitudes para contornar a situação. Houve muitas demissões e trocas de funcionários e, em alguns casos, os ocupantes dos cargos foram os chamados ‘baby boomers’, isto é, executivos com idade entre 45 e 62 anos.

"O motivo da substituição é a sabedoria e o jogo de cintura que a experiência proporciona aos mais velhos profissionais. Além disso, em momentos turbulentos, as empresas precisam agir com maior cautela e paciência, ações que nem sempre são típicas dos jovens", afirma Renato Grinberg, diretor geral do website: trabalhando.com.br — portal especializado em recrutamento online.

"Muitos desses profissionais quando mais novos também já enfrentaram crises econômicas nacionais e sabem como lidar com a situação, por isso hoje agem de maneira diferenciada e chamam a atenção de futuros contratantes", explica Grinberg.

Outra razão que motiva empreendedores e profissionais de recursos humanos a contratar os mais experientes é a maneira com que eles lidam com a equipe e com o trabalho em si.
Já o especialista em gestão do tempo e produtividade, Christian Barbosa, o mercado requer pessoas competentes e produtivas, que saibam como trazer resultados para a empresa e não desperdiçar o tempo útil com atividades circunstanciais.

"Pessoas organizadas e que sabem gerenciar o próprio tempo, não desperdiçando-o à toa, buscando assim trazer cada vez mais resultados positivos para a organização em que trabalha, são os mais bem vistos pelas empresas", diz. "E grande parte dos profissionais experientes sabe agir dessa maneira, motivando e servindo como exemplo para os novatos".

Há muitas razões pelas quais os olhares estão se voltando para esse público que, até então, tinha pouca visibilidade com relação aos mais jovens profissionais que estavam se inserindo no mercado de trabalho. Mas, segundo Christian Barbosa, eles tem muitas qualidades quando o assunto é, de fato, resultados e gestão do tempo e do conhecimento, uma vez que durante toda a vida profissional vem aperfeiçoando sua forma de organização e não tem tempo a perder. “Eles são diretos e assertivos, o que traz grandes benefícios para sua carreira e proporciona também algo muito almejado pelos ‘"baby boomers’ : mais qualidade de vida”, afirma Christian.

"Mas é claro que os jovens não serão completamente substituídos e continuará havendo oferta para esse público que vem crescendo com toda a força, afinal novos talentos sempre terão espaço", ressalta Renato Grinberg. "Porém, enquanto as finanças não se estabilizarem, a crise econômica continuar dando sinais de existência e as empresas não sentirem plena confiança nos benefícios para contratação, a previsão é de que o mercado continue agindo desta forma, alinhando a experiência dos mais velhos com a esperteza e dinâmica dos mais novos", finaliza.

HSM Online
19/03/2009

Um comentário:

  1. ELAINE,

    SERIA MUITO INTERESSANTE QUE AS EMPRESAS REALMENTE CONTRATEM MAIORES DE 45 ANOS.

    UMA EXPERIÊNCIA ACUMULADA DE TANTOS ANOS, NESTE PAÍS QUE EFETIVAMENTE, A MÃO DE OBRA E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DA MAIORIA DOS JOVENS É , ABSOLUTAMENTE SOFRÍVEL , ESTA É UMA BOA NOTÍCIA.

    SOU PROFESOR UNIVERSITÁRIO E OSSO LHE GARANTIR QUE A MAIORIA ESTÁ SAINDO SEM SABER ABSOLUTA NADA, DEPOIS FAZ "PÓS", DEPOIS, "MESTRADO", DEPOIS "NBA", ORA E A MAIORIA CONTINUA SABENDO MUITO POUCO.

    É A NOSSA TRISTE REALIDADE!!!

    ESCREVO ( PELO MENOS ME ESFORÇO, RS) CRÔNICAS DE HUMOR!

    E GOSTRIA QUE VOCÊ ENTENDESSE PORQUE A MULHER, ESTA SEMANA GANHOU DESTAQUE ESPECIAL NO MEU BLOG :

    “HUMOR EM TEXTO”.

    “E COMPREENDA PORQUE O FUTURO SERÁ BEM MELHOR E A SABEDORIA E A CERTEZA DO VELHO DITADO:

    ”É DANDO QUE RECEBEMOS”, AQUI SE APLICA COMO NUNCA!


    UMA CRÔNICA DE HUMOR, SOBRE O MAIS IMPORTANTE DOS RELACIONAMENTOS HUMANOS QUE PODEM SER OBSERVADOS.

    E ISTO, SEM PALAVRAS CHULAS OU PORNOGRAFIA, POIS SOMOS UMA IMENSA FAMILIA DE SEGUIDORES O QUE VOCÊ IRÁ COMPROVAR FACILMENTE.

    ESTOU ESPERANDO PELA SUA VISITA E PRINCIPALMENTE, PELO SEU COMENTÁRIO QUE É O MAIS IMPORTANTE.

    UM ABRAÇÃO CARIOCA.

    ResponderExcluir

Queremos ouvir sua sugestão! Deixe aqui seu recado.

QUAL É O SIGNIFICADO QUE VOCÊ DÁ PARA SUA VIDA?