quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Será que apenas um bom salário, segura um bom funcionário?




O sonho de grande parte dos trabalhadores era ter sua carteira de trabalho assinada e receber um bom salário. Quando mais jovem, sonhei com isso muitas vezes. Acreditava que se trabalhasse com carteira assinada e ganhasse um bom salário, nunca mais abandonaria a empresa. Mas, com o passar dos anos, e alguns cabelos brancos, percebi que nem tudo que reluz é ouro.

Primeiro percebi que encontrar uma empresa que desejasse assinar carteira, não seria fácil. Depois, percebi que ganhar um bom salário tem duas versões; a sua, e a do patrão. Claro, que sempre prevalecia a do patrão.

A grande maioria da massa trabalhadora, assim como eu, foi percebendo, que ter carteira assinada, sentir-se seguro, e no fim de cada mês receber um "bom salário", já não era garantia de nada. Aos poucos, e com várias ajudas, conte-se aqui, claro, a internet, ― nossas vendas foram removidas.

Acordamos para um mundo completamente mudado, altamente competitivo e pouco racional. Aquela "segurança" tão sonhada deixou de existir como num passe de mágica.

Ainda me recordo de uma entrevista de emprego em Lisboa, há mais de quinze anos, quando selecionador me descartou porque eu, em 10 anos, havia trabalhado para três empresas. Ele disse que eu era inconstante. Nem quis ouvir minhas explicações. Assim também pensavam muitas empresas brasileiras. Empregado bom era empregado que vira "móvel da casa".

Hoje, é exatamente o contrário. O trabalhador que não viveu várias experiências é menos valorizado no mercado.

As empresas preferem pessoas com múltiplas experiências, especialmente em cargos de liderança. Por isso, a pretensa segurança se tornou um bem raro. Existem novos fatores, valores e exigências, que tornam a vida dos funcionários contratados cada vez mais instável.

Mas voltando ao tema, aos poucos, o mercado vem descobrindo que para segurar uma estrela não basta apenas pagar um bom salário. Segundo pesquisas, "o reconhecimento, bom ambiente de trabalho e oportunidade de carreira", vem no topo das necessidades das pessoas empregadas. Como já comentado por vários especialistas, o salário já não segura ninguém.

Veja o caso da Google, Facebook. A maioria das pessoas que estão nessas empresas, trabalhavam na Apple, Microsoft, e eram pessoas bem pagas. Por que então saíram? Bem, podemos apontar para um novo fenômeno mundial, a ânsia de serem donos de si mesmos. O desejo de serem empreendedores.

Cada vez mais, as pessoas estão descobrindo que vale a pena arriscar e abrir seu próprio negócio, pois aquela segurança que havia no passado, já não é o fator determinante para os manterem na empresa.

Assim sendo, se você deseja reter suas estrelas, e evitar que elas partam para concorrência, tenha em mente que apenas um bom salário não é mais suficiente.


Por: Fernando Fernandes-

Fonte: http://www.programacases.com.br/artigo/sera-que-apenas-um-bom-salario-segura-um-bom-funcionario


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queremos ouvir sua sugestão! Deixe aqui seu recado.

QUAL É O SIGNIFICADO QUE VOCÊ DÁ PARA SUA VIDA?