Recentemente me deparei com um texto que gostaria de compartilhar, fala sobre as pessoas que têm sucesso em suas vidas profissionais e pessoais, pessoas que fazem uma grande diferença no futuro.
Um velho professor entrou na sala e imediatamente percebeu que iria ter trabalho para conseguir silêncio. Com grande dose de paciência tentou começar a aula pedindo um pouco mais de silêncio, mas ninguém daquela turma se preocupou em atendê-lo.
Com certo constrangimento, o professor tornou a pedir silêncio educadamente. Não adiantou muito, pois os alunos ignoraram a solicitação e continuaram firmes com a animada conversa dentro da sala de aula. Foi aí que o velho professor perdeu a paciência e decidiu tomar uma atitude mais drástica.
- Agora prestem atenção, porque eu vou falar isso uma única vez - disse, levantando a voz e um silêncio carregado de culpa se instalou em toda a sala e o professor continuou.
- Desde que comecei a lecionar, isso já faz muito anos, descobri que nós professores, trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma. Em todos esses anos observei que de cada cem alunos, apenas cinco são realmente aqueles que fazem alguma diferença no futuro; apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os outros 95% servem apenas para fazer volume; são medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil.
- O interessante, é que esta porcentagem vale para todo o mundo. Se vocês prestarem atenção, notarão que de cem professores, apenas cinco são aqueles que fazem a diferença; de cem garçons, apenas cinco são excelentes; de cem motoristas de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais; e podemos generalizar ainda mais: de cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente especiais.
- É uma pena muito grande, não termos como separar estes 5% do resto, pois se isso fosse possível, eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria os demais para fora, então teria o silêncio necessário para dar uma boa aula e dormiria tranqüilo, sabendo ter investido nos melhores.
- Mas, infelizmente, não há como saber quais de vocês são estes alunos. Só o tempo, será capaz de mostrar isso. Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto. Claro que cada um de vocês, sempre pode escolher a qual grupo pertencerá. Obrigado pela atenção e vamos à aula de hoje.
Não é preciso dizer, que o silêncio que ficou na sala e o nível de atenção que o professor conseguiu após aquele discurso foi devastador. Aliás, essa observação, tocou fundo em todos aqueles alunos, pois a partir dali, aquela turma teve um comportamento exemplar, em todas as aulas.
Hoje, certamente há muitos que não lembram muita coisa destas aulas, mas a observação do professor, essa nunca mais esquecerão. Aquele professor foi um dos 5% que fizeram a diferença na vida de muitos. De fato, podemos perceber que ele tinha razão e desde então, a maioria de seus alunos, fizeram de tudo para ficar sempre no grupo dos 5%, mas, como ele disse, não haveria como saber quem estava indo bem ou não; só o tempo mostraria a qual grupo cada um pertenceria no futuro próximo.
A pergunta persiste: Você faz parte do grupo dos 5% ?
Ricardo Piovan - Palestrante e Coach
ricardo.piovan@portalfox.com.br
www.portalfox.com.br - www.ricardopiovan.com.br
Vivemos em tempos solitários e muitas vezes não conseguimos dividir nossas angústias e problemas com outra pessoa. Cada um traz consigo um mundo particular. Aquele que as redes sociais não vê. Baseado nisso, aceitei as sugestões de amigos para compartilhar experiências vividas nesses 25 anos no caminho de tantas pessoas. Espero que gostem. Espero que em algum momento possa ajudar alguém. Mergulhem.
terça-feira, 25 de maio de 2010
RIBEIRÃO PRETO-WORKSHOP-MUDANÇAS
Rever sua raiz e personificação é uma oportunidade que o próprio indivíduo oferece a si em um momento de crise, afinal de contas não é mais tão raro encontrar indivíduos que “teimam” em assumir cargos de grande relevância. Talvez essa seja uma oportunidade de você se perguntar:
Em que eu sou realmente bom?
Quais são minhas limitações?
Quais são os valores que eu acredito serem relevantes?
Um gestor moderno precisa reter quais valores para expressar confiança e segurança à seus colaboradores?
Eu realmente preciso aprender a mudar ou sou temperamental demais para pensar a respeito disso?
TREINAMENTO -FORÇA DE VENDAS
Há momentos de calmaria...e há momentos agitados, decisivos, em que a boa intenção não basta.
É quando a vida nos cobra coragem, arrojo, criatividade e um inabalável espírito de luta.
A verdade é que os problemas e os reveses ocorrem com maior freqüência do que gostaríamos.
Os tempos mudam. Surgem desafios e novos objetivos.
Os guerreiros olham nos olhos do futuro sem medo e sem arrogância, mas com a confiança de quem está pronto para o combate.
Viver é também estar preparado a situações difíceis.
O modo como encaramos as dificuldades é que faz a diferença.
Orgulho de ser um vencedor que não abriu mão de seus valores fundamentais.
WORKSHOP-LIDERANÇA-PETROPÓLIS
Ás vezes nos perguntamos: como enfrentar as mudanças radicais que se apresentam diante de nós?
Como atuar num novo cenário, onde as coisas que fazíamos também precisam ser reaprendidas?
Força e honra!
Como lutar sem deixar para trás tantos valores fundamentais?
E mais: como saber a medida exata a ser tomada no momento certo?
O incrível é que justamente diante de situações adversas, muitos redescobrem o que têm de melhor.
A ética, a amizade, a capacidade de criar novas estratégias fundamentais na experiência, o talento para promover alianças positivas, o espírito de liderança, a consciência da força que reside no verdadeiro trabalho em equipe.
A LIDERANÇA ESTÁ DENTRO DE CADA UM DE NÓS! SÓ NOS FALTA DESCOBRIR!
Assinar:
Postagens (Atom)
QUAL É O SIGNIFICADO QUE VOCÊ DÁ PARA SUA VIDA?
-
Conheci Maria em 2010 numa empresa que trabalhava. Mulher guerreira que passou toda a sua vida trabalhando para sustentar os filhos que h...
-
Devido a uma grande dificuldade de encontrar talentos, nós não cresceremos como planejado e não seremos tão inovadores e produtivos como no ...