terça-feira, 11 de setembro de 2012

A ficção também pode estar presente na sua empresa



Tags: Salada corporativa | Avenida Brasil | Empresas
Colaborador: Salada Corporativa


Devido ao meu excesso de trabalho e à rotina social desgastante, poucas vezes tenho tempo para assistir à televisão sem compromisso.

Dia desses, consegui assistir à novela das 21h, da Rede Globo, Avenida Brasil, do inicio ao fim. Percebi que a trama é bem complexa e cheia de “lobos em pele de cordeiros”. Logo que formatei a história em minha cabeça, percebi que essa trama fictícia tem muito a ver com algumas histórias reais da empresa em que faço parte.

Só pra contextualizar, estou em uma empresa há pouco mais de quatro meses, apenas. A empresa é de médio porte e está deixando de ser uma empresa familiar para se tornar uma empresa formal com três sócios, de grande porte, com perspectivas de crescimento nacional nos próximos cinco anos.

O RH que antes existia era burocrático dentro das rotinas de DP e ocasionalmente pirotécnico, ou seja, organizava festas incríveis dentro da empresa. Mas, a minha contratação veio para mudar um pouco esse funcionamento. Hoje o RH já esta caminhando da divisão do DP para a atuação de maneira estratégica e diferenciada dentro da empresa.
Tive a sorte de ter no comando da empresa uma diretora que começou a quebrar paradigmas dentro da empresa. Um deles foi a divulgação sobre a real função do RH dentro do ambiente corporativo. De início, ela já disponibilizou um espaço cativo em reuniões estratégicas de diretoria.

A solicitação da vez por parte da direção geral da empresa é que os gerentes modifiquem a postura, amadureçam e profissionalizem as demandas, atendendo às expectativas da empresa. Cerca de 80% dos gerentes chegaram nessa posição por serem os melhores técnicos/operacionais e ou por serem antigos na empresa, 60% possui nível superior completo, 70% mais de 45 anos de idade.

Todas as vezes que o RH sai de uma reunião com a diretoria, as solicitações começam a “pipocar” dentro da empresa. E então, quando começam as rodadas de reuniões entre RH e gerentes para estabelecer metas, propor mudanças e estabelecer prazos, começa a novela: Oi, oi, oi!

O Gerente Patrimonial (Mãe Lucinda) me conta histórias sombrias do passado e de como e quais circunstâncias levaram o Gerente Operacional (Carminha) até essa posição dentro da empresa. O Gerente Comercial (Nina) sempre sorri e me trata muito bem e vive dizendo para “os quatro ventos” o quanto o RH é importante e que logo o RH ajudará a empresa a mudar para melhor! O Gerente Financeiro (Max) vive acusando o Gerente estratégico (Nilo) de adorar gastar o dinheiro da empresa em “farras” particulares para conseguir novos investidores.

Em no fim essa é a trama que eu vivo hoje dentro da empresa. Meu maior medo é de fato ser ou me transformar no Tufão. Imagina?

Brincadeiras à parte, a história é essa e eu não quero ser absorvido por essa trama. Desejo melhorar a situação, mas ao mesmo tempo, minha diretora “quer pra ontem” os resultados. Quando sou indagado sobre o modelo de gestão empregado por cada gerente, fico muito perdido, pois eles agem como se nada estivesse ocorrendo, se acham “Deuses do Olimpo” e são muito autoritários.

Sei que não existe uma “receita” para mediar esses conflitos, porém acredito que compartilhando essa história muitas ideias possam surgir e muitas outras pessoas/RH podem se identificar com a trama e compartilhar suas experiências. Que tal trocarmos informações e acabar com a “Avenida Brasil” Corporativa?



O blog Salada Corporativa é uma iniciativa da empresa Argumentare, suas sócias são as chefs do blog e publicam, diariamente, textos sobre comportamento humano, coaching, gestão de carreira, empreendedorismo, dicas de livros, cultura e lazer.

O que mais elas têm em comum? Reúnem excelência acadêmica e sólida experiência corporativa, são apaixonadas por escrever, compartilhar ideias, ler, aprender… Têm imenso interesse por gente, música, viagens, vinhos e gastronomia

Quais são os resultados que as ações de comunicação interna proporcionam para as empresas? by Recursos Humanos IQ

Quais são os resultados que as ações de comunicação interna proporcionam para as empresas? by Recursos Humanos IQ

QUAL É O SIGNIFICADO QUE VOCÊ DÁ PARA SUA VIDA?