sábado, 31 de julho de 2010

Dicionário Empresarial

Esse site contém informações sobre as mais diversas palavras utilizadas no meio empresarial.
Vale a pena conferir!

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Torne sua empresa um ótimo lugar para se trabalhar



Anualmente, temos a possibilidade de acompanhar indicadores de qualidade sobre o ambiente de trabalho de grandes empresas. A partir dos resultados desse tipo de pesquisa, podemos inferir que há uma grande relação entre os esforços corporativos para a criação de um ambiente de trabalho agradável e o sucesso financeiro. Não penso apenas no espaço físico do escritório, mas, principalmente, na motivação, no engajamento e no bem-estar mental dos colaboradores.

Deixamos há algum tempo o paradigma de empresas que apostam fortemente em estruturas horizontalizadas - verdadeiros símbolos de estresse e do desgaste gerado por longas jornadas de trabalho -, tendo como figura central o chefe mal-humorado e extremamente exigente. A ideia agora é fazer com que as pessoas trabalhem com muito foco, por um período de tempo menor, e gerando mais resultados. A fórmula parece não funcionar, mas as grandes empresas têm tirado proveito dessa mistura de alta performance e investimento dos funcionários em suas vidas pessoais.

Observe que, em nenhum momento, disse que há a necessidade de grandes investimentos, e sim de uma preocupação verdadeira sobre como os funcionários podem deixar à mostra o melhor de suas competências. Isso quer dizer que todas as empresas, independentemente do seu porte, podem estabelecer políticas de gestão de pessoas conciliadas com o bem-estar físico, financeiro e mental.

Especialmente para os profissionais das gerações mais recentes, a realização com o trabalho é um ativo mais importante que a própria remuneração. Traduzindo: nessa nova realidade as organizações devem ter propósitos financeiros e sociais capazes de trazer satisfação aos funcionários durante suas jornadas. Gerenciar grandes volumes de dinheiro ou tocar projetos no exterior não são os únicos objetivos de quem pensa grande. Por isso, questões como sustentabilidade e voluntariado têm ganhado tanto espaço dentro da iniciativa privada.

Planos de saúde, salários adicionais ao final do período fiscal e cursos pagos pela companhia não são mais diferenciais. Agora, o desafio dos gestores de RH é possibilitar, por exemplo, que os profissionais tenham tempo para praticar esportes durante a semana e a disponibilidade de levar seus filhos à escola pela manhã. Os jovens, particularmente, querem ter a certeza que poderão flexibilizar seus horários por conta de cursos de desenvolvimento ou mesmo de viagens.

O importante é ter em mente que o investimento em pessoas traz apenas um resultado: benefícios tanto para a empresa quanto para seus funcionários. Além de profissionais mais felizes, a realização é capaz de gerar estímulos para que os colaboradores acionem energias interiores que elevam os índices de produção, tanto em quantidade quanto em qualidade.

Artigo publicado na www.vocerh.com.br
por Renato Grinberg

FUNCIONÁRIOS NÃO PODEM TRAIR AS ESPOSAS



Na Foxconn, o Código de conduta feito pela empresa interfere na esfera pessoal dos funcionários em prol dos bons costumes

Para especialista, as proibições nem sempre são a melhor saída para evitar problemas entre funcionários da empresa

Trair a esposa pode? Na maioria das culturas, isso é considerado um ato condenável, mas nada que seja da conta de terceiros, muito menos das empresas onde traídos e traidores trabalham. Mas a Foxconn, indústria com sede em Taiwan que fabrica componentes eletrônicos para marcas como Apple e Microsoft, levou a sério o código de conduta social.

De acordo com publicações internacionais, a empresa fez um comunicado aos funcionários com uma lista de pecados capitais para a empresa.
De acordo com o documento, é proibido trair a esposa, se envolver em práticas de prostituição, participar de jogos de azar, subornar, atuar no crime organizado e fazer investimentos especulativos. Os funcionários de plantão também são obrigados a comunicar à empresa onde estão durante feriados e em viagens ao exterior. A Foxconn não comunicou como a fiscalização está sendo feita.

A decisão de adentrar na vida pessoal dos empregados foi tomada depois que o periódico "China Times" publicou o caso de um funcionário de 37 anos que deu uma festa em uma boate e, segundo o jornal, foi descoberto pela esposa, que tentou suicídio. O caso foi negado pela empresa.

Contraproducente

A Foxconn já havia passado por problemas com uma onda de suicídios de funcionários neste ano e tentou evitar mais escândalos com a medida. Para a diretora de serviços da SimGoup e psicóloga especializada em comportamento, Sueli Brusco, nenhuma empresa deve proibir atitudes que não influenciam o ambiente de trabalho, como a traição. "O comportamento do funcionário deve ser ético, mas a companhia não deve oprimir ou condenar questões do âmbito pessoal e emocional", afirma.

A especialista alerta que restrições que interferem na vida privada dos funcionários podem causar danos psicológicos, desmotivar os trabalhadores e afetar, inclusive, sua produtividade. Para Sueli, a melhor forma de incentivar que os funcionários sigam as leis e os bons costumes sociais é dar suporte a eles, estimulá-los por meio de uma boa comunicação interna.

Treinamentos, publicações no jornal da empresa, programas de qualidade de vida seriam mais eficazes do que uma simples proibição. Atitudes mais drásticas só devem ser tomadas se a empresa for prejudicada pela atitude do funcionário. Neste caso, a melhor saída é o desligamento do empregado.

Confira as oito regras da Foxconn para seus empregados:

1) Não participe de gangues ou atividades do crime organizado
2) Não tenha ligação com jogos de apostas ilegais, prostituição ou drogas
3) Não tenha ligação com a corrupção, não aceite suborno, nem jantares de cortesia ou presentes
4) Não visite ambientes de entretenimento escuso
5) Não tenha relações "homem-mulher" impróprias, por exemplo, casos extraconjugais
6) Não participe de investimentos especulativos e ilegais
7) Não participe de atividades que são maléficas para a saúde física ou mental
8) Empregados que estão de plantão durante longos feriados públicos, ou em viagem para fora do país, deve assinar um "acordo de segurança do funcionário" e informar à companhia seu paradeiro.

Luciana Carvalho, na EXAME.com

Já pensou se as empresas adotassem medidas parecidas?

terça-feira, 27 de julho de 2010

A importância da governança corporativa

A importância da governança corporativa

36° CONARH - Congresso Nacional de Recursos Humanos



O CONARH É UMA JANELA PARA O NOVO
O Brasil vive um momento de clara retomada em seu processo de desenvolvimento. Já somos a 10ª, mas em breve seremos a 5ª economia do mundo. Ganhamos respeitabilidade internacional cada vez maior! Dos BRICs (Brasil, Rússia, China e Índia), nos destacamos por termos a melhor relação entre economia diversificada e equilíbrio político-social. Por isso deveremos receber um significativo aumento de investimentos. Assim, estamos prontos para recriar o futuro, agora com mais vigor. O futuro que queremos.
Por tudo isso, o CONARH 2010 vai se voltar para a descoberta do novo. Para as oportunidades que se abrem num país que se torna foco das atenções, que dispõe de um setor agrícola moderno e competitivo, indústria diversificada e comércio e serviços próximos a patamares de primeiro mundo. Além de tudo que precisamos avançar, nossas instituições já se modernizam e melhoram seu desempenho.
Como planejar, aprender com novas idéias e resolver antigos e novos problemas? Como aproveitar este novo momento para criar novos serviços e produtos? Como tornar as organizações mais competitivas? Quais serão as novas tecnologias, negócios e parceiros do amanhã? O CONARH 2010 quer, em suma, se renovar e contribuir para o novo ciclo profissional do Brasil.
É hora de abrir uma janela para o novo. O ambiente de Gestão de Pessoas está muito propício para mudanças. Seus profissionais sabem que somente conseguirão gerar resultados a partir da própria reconstrução. O país e as organizações têm pressa. Os acionistas pedem por soluções viáveis e transformadoras. Os clientes querem organizações criativas e responsáveis.
Todos os que de uma forma ou outra prestam serviços às organizações têm a responsabilidade de oferecer soluções inovadoras, após um período de escassez. Os participantes do CONARH 2010 estarão ávidos por novidades.
Uma janela redimensiona limites. Abre um novo espaço de conquistas para a gestão de pessoas. Um futuro que demanda fornecedores diversificados, criativos e competentes. O CONARH cria inteligência aplicada para melhorar a vida dos seus públicos. Nunca a expressão parceria foi tão verdadeira. É isso que fará a EXPO CONARH 2010 inigualável em seus propósitos, meios, produtos e serviços.

Texto extraido do site RHPortal: http://www.rhcentral.com.br/agenda/mostra_release.asp?cod=4817

QUAL É O SIGNIFICADO QUE VOCÊ DÁ PARA SUA VIDA?