sábado, 7 de fevereiro de 2009


VOCÊ APRENDE...

Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.E você aprende que amar não significa apoiar-se e que companhia nem sempre significa segurança.E começa a aprender que beijos não são contratos e que presentes não são promessas.E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhar adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo.E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam...E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso.Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.Descobre que se levam anos para construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida.Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa. Por isso, sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas. Pode ser a última vez que as vejamos.Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos.Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser.
Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto.Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve.Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências.Aprende que paciência requer muita prática.Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai, é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas, do que com quantos aniversários você celebrou.Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha.Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens: poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel.Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo.Aprende que, com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado.
Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte.Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás. Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.E você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais.E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!

Autor: W. Shakespeare

DEPRESSÃO NA EMPRESA

Tristeza, apatia e desânimo. A maior parte das pessoas já aprendeu a driblar esses sentimentos, que parecem inerentes à vida moderna. Mas é preciso estar atento, pois esses podem ser os sintomas de um transtorno silencioso: a depressão. De acordo com dados da OMS - Organização Mundial da Saúde, atualmente mais de 120 milhões de pessoas sofrem de depressão ao redor do planeta em suas diversas modalidades: leve, moderada, grave sem sintomas psicóticos, grave com sintomas psicóticos. Para piorar esse cenário, a mesma organização prevê que em 2020 esta será a segunda causa de incapacitação, atrás apenas da doença isquêmica cardíaca.
Mas como diferenciar a depressão de um simples período de tristeza? A psicóloga e psicoterapeuta Maria Fernanda G. Urbano Giglio, do Centro Psicológico de Controle do Stress, explica que a depressão é uma doença do organismo como um todo, que compromete o físico, o humor e, conseqüentemente, o pensamento. A doença altera a maneira como a pessoa vê o mundo, sente a realidade, manifesta emoções, sente a disposição e o prazer pela vida. "É uma doença afetiva ou do humor, não é simplesmente estar na \fossa\ ou com \baixo astral\ passageiro. Ela afeta a forma como a pessoa se alimenta e dorme, como se sente e pensa sobre os outros e sobre o mundo." O professor da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica) Hélio Deliberador completa: "A depressão é um quadro no qual há uma perda da vitalidade para a vida. A pessoa tem dificuldade de se dirigir para a frente: encarar um novo dia, sair da cama e motivar-se para as atividades cotidianas, desde as relacionadas à higiene até as laborais." COMO DETECTAR? De acordo com a psicóloga Maria Raymunda Ribeiro, o diagnóstico da depressão requer a presença de pelo menos cinco dos sintomas descritos abaixo, por um período de pelo menos duas semanas:
· Humor triste; marcante perda de interesse ou prazer em atividades que normalmente são agradáveis;
· Diminuição ou aumento do apetite, com perda ou ganho de peso (5% ou mais do peso corporal, no último mês);
· Insônia ou hipersônia;
· Agitação ou retardo psicomotor;
· Fadiga ou perda da energia;
· Sentimentos de falta de esperança ou culpa excessiva ou inadequada;
· Diminuição da capacidade de pensar e de se concentrar ou indecisão; · Pensamentos recorrentes de morte (sem ser apenas medo de morrer), pensamentos suicidas recorrentes sem um plano específico ou uma tentativa de suicídio. MULHERES SÃO O ALVO Pesquisas da OMS revelam que as mulheres são as que mais sofrem com o transtorno - estima-se que 25% delas têm depressão em alguma fase da vida –, que geralmente está relacionado à baixa renda, doença ou morte de filhos ou marido, insegurança com relação à carreira e violência. "As síndromes e reações depressivas surgem com muita freqüência após perdas significativas: de uma pessoa muita querida, de um emprego, de um local de moradia, do status socioeconômico ou de algo puramente simbólico", completa Maria Raymunda. Mas não são somente os imprevistos do cotidiano os responsáveis pelo desencadeamento do transtorno. Maria Fernanda afirma que as causas da depressão ainda não são bem definidas, mas acredita-se que pode haver base biológica ou genética que tornaria a pessoa mais suscetível à doença. "Se o indivíduo tiver predisposição biológica e hereditária, pode desenvolver a depressão com ou sem a presença de fatores de vida estressantes", conta. As pesquisas estão bastante ativas em torno do fator hereditário do transtorno, visto que é muito comum encontrar famílias nas quais várias pessoas sofrem com depressão ou transtorno bipolar.

Disponibilizamos materiais de Treinamentos para todas as áreas

QUERER É PODER


LIDERANÇA : Liderar é ORGANIZAR naquilo que você é bom e MOTIVAR naquilo que você não é.

CONFIANÇA : O papel principal de um líder é incutir CONFIANÇA nos seus funcionários.


CONFIANÇA NO VALOR DE SUA FUNÇÃO :

CONTEXTO - Um líder não diz apenas aos outros o que fazer, ele os leva junto com ele.

EXEMPLO - Os funcionários vêem no líder um exemplo a ser seguido. Dê exemplos de uma visão positiva no trabalho.

IMPORTÂNCIA - Um bom líder faz o seu pessoal saber o quanto é importante a função deles.


CONFIANÇA NO SEU VALOR COMO INDIVÍDUOS :

DESAFIOS - Incentive sempre o seu pessoal a realizar o seu potencial individual.

ELOGIOS - Faça com que seu pessoal saiba que você sabe o quanto o trabalho deles é importante.

INTERESSE - Mostre interesse no seu pessoal. Eles sentem-se motivados quando sabem que você se importa.


CONFIANÇA NO SEU VALOR COMO EQUIPE :


AJUDÁ-LOS A:

- Sentir-se como equipe;
- Pensar como equipe;
- Trabalhar como equipe.


Um bom líder faz do seu pessoal uma EQUIPE. Agir como equipe é fazer com que todos se envolvam no trabalho; não apenas façam aquilo que lhes foi mandado. Todos devem trabalhar em torno de uma meta como equipe.
JOGOS COOPERATIVOS
QUATRO CORES

O azul não se encosta ao azul, o verde não se encosta ao verde. Com esse jogo, a turma aprende a planejar e a corrigir.

- O QUE DESENVOLVE: Capacidade de planejamento e de análise de erros e coordenação motora.

- COMO FAZER: Em uma folha de papel, faça o contorno de uma figura qualquer - um objeto, um animal ou uma forma geométrica. Divida-a aleatoriamente. Para os pequenos de quatro a seis anos e para os iniciantes de 7 a 10, faça até dez subdivisões para não dificultar muito. Quando sentir que os alunos maiores já dominam a atividade, aumente as subdivisões ou deixe que criem as próprias figuras.

- COMO JOGAR O jogo é individual. Cada aluno recebe quatro canetas hidrocor ou lápis de cores diferentes e a folha com a figura desenhada. Os pequenos podem trabalhar com giz de cera grosso, pintura a dedo e colagem de papéis ou de tecidos. O objetivo é colorir a figura usando as quatro cores sem deixar regiões vizinhas da mesma cor. Áreas limitadas pelo vértice podem ter tonalidades iguais. Se a criança não conseguir completar a figura, dê a ela a oportunidade de repintar algumas áreas.

- VARIAÇÃO É possível trabalhar em duplas. As crianças têm de encontrar
juntas uma solução para o desafio.

MUDE...


MUDE
Mude,mas comece devagar,
porque a direção é mais importanteque a velocidade.
Sente-se em outra cadeira,no outro lugar da mesa.
Mais tarde, mude de mesa.
Quando sair,Procure andar pelo outro lado da rua.
Depois, mude de caminho,ande por outras ruas,calmamente,...
Clarice Lispector
Sabemos que a honestidade é à base de qualquer relacionamento humano. Mas, muitas vezes, as pessoas deixam de ser honestas conosco. É de grande valor estar ciente das verdadeiras intenções de alguém, e isso vai lhe poupar tempo, dinheiro e energia.
O que você vai ler abaixo é baseado no resultado de anos de estudos na área do comportamento humano; principalmente do trabalho do Dr. David J. Lieberman - um renomado Ph.D. em Psicologia e Hipnoterapeuta - em seu livro: “Never be lied again”, o qual me influenciou imensamente na produção deste material. Lembro que não são meramente técnicas para se descobrir a verdade, mas sim técnicas poderosas e eficazes, os quais são utilizadas mundialmente por entrevistadores e interrogadores experientes.
Chegou a hora de saber as reais intenções das pessoas e impedir que elas tirem vantagem de você!
Apresento-lhe os 30 sinais de uma mentira. O corpo nos revela a verdade.
Estudos demonstraram que numa apresentação diante de um grupo de pessoas, 55% do impacto são determinadas pela linguagem corporal - postura, gestos e contato visual - 38% pelo tom de voz e apenas 7% pelo conteúdo da apresentação (Mehrabian e Ferris, “Inference of attitudes from noverbal communication in two channels”, in The Journal of Counselling Psychology, vol. 31, 1967, pp. 248-52). Podemos concluir que não é o que dizemos, mas como dizemos, que faz a diferença. Sabendo disso, podemos usar a observação para nos ajudar a descobrir a verdade.
A pessoa fará pouco ou nenhum contato direto nos olhos;
A expressão física será limitada, com poucos movimentos dos braços e das mãos. Quando tais movimentos ocorrem, eles parecem rígidos e mecânicos. As mãos, os braços e as pernas tendem a ficar encolhidos contra o corpo e a pessoa ocupa menos espaço;
Uma ou ambas as mãos podem ser levadas ao rosto (a mão pode cobrir a boca, indicando que ela não acredita - ou está insegura - no que está dizendo). Também é improvável que a pessoa toque seu peito com um gesto de mão aberta;
A fim de parecer mais tranqüila, a pessoa poderá se encolher um pouco;
Não há sincronismo entre gestos e palavras;
A cabeça se move de modo mecânico;
Ocorre o movimento de distanciamento da pessoa para longe de seu acusador, possivelmente em direção à saída;
A pessoa que mente reluta em se defrontar com seu acusador e pode virar sua cabeça ou posicionar seu corpo para o lado oposto;
O corpo ficará encolhido. É improvável que permaneça ereto;
Haverá pouco ou nenhum contato físico por parte da pessoa durante a tentativa de convencê-lo;
A pessoa não apontará seu dedo para quem está tentando convencer;
Observe para onde os olhos da pessoa se movem na hora da resposta de sua pergunta. Se olhar para cima e à direita, e for destra, tem grandes chances de estar mentindo.
Observe o tempo de demora na resposta de sua pergunta. Uma demora na resposta indica que ela está criando a desculpa e em seguida verificando se esta é coerente ou não. A pessoa que mente não consegue responder automaticamente à sua pergunta.
A pessoa que mente adquire uma expressão corporal mais relaxada quando você muda de assunto.
Se a pessoa ficar tranqüila enquanto você a acusa, então é melhor desconfiar. Dificilmente as pessoas ficam tranqüilas enquanto são acusadas por algo que sabem que são inocentes. A tendência natural do ser humano é manter um certo desespero para provar que é inocente. Por outro lado, a pessoa que mente fica quieta, evitando a todo custo falar de mais detalhes sobre a acusação;
Quem mente utilizará as palavras de quem o ouve para afirmar seu ponto de vista;
A pessoa que mente continuará acrescentando informações até se certificar de que você se convenceu com o que ela disse;
Ela pode ficar de costas para a parede, dando a impressão que mentalmente está pronta para se defender;
Em relação à história contada, o mentiroso, geralmente, deixa de mencionar aspectos negativos;
Um mentiroso pode estar pronto para responder as suas perguntas, mas ele mesmo não coloca nenhuma questão.
A pessoa que mente pode utilizar as seguintes frases para ganhar tempo, a fim de pensar numa resposta (ou como forma de mudar de assunto): “Por que eu mentiria para você?”, “Para dizer a verdade…”, “Para ser franco…”, “De onde você tirou essa idéia?”, “Por que está me perguntando uma coisa dessas?”, “Poderia repetir a pergunta?”, “Eu acho que este não é um bom lugar para se discutir isso”, “Podemos falar mais tarde a respeito disso?”, “Como se atreve a me perguntar uma coisa dessas?”;
Ela evita responder, pedindo para você repetir a pergunta, ou então responde com outra pergunta;
A pessoa utiliza de humor e sarcasmo para aliviar as preocupações do interlocutor;
A pessoa que está mentindo pode corar, transpirar e respirar com dificuldade;
O corpo da pessoa mentirosa pode ficar trêmulo: as mãos podem tremer. Se a pessoa estiver escondendo as mãos, isso pode ser uma tentativa de ocultar um tremor incontrolável.
Observe a voz. Ela pode falhar e a pessoa pode parecer incoerente;
Voz fora do tom: as cordas vocais, como qualquer outro músculo, tendem a ficar enrijecidos quando a pessoa está sob pressão. Isso produzirá um som mais alto.
Engolir em seco: a pessoa pode começar a engolir em seco.
Pigarrear: Se ela estiver mentindo têm grandes chances de pigarrear enquanto fala com você. Devido à ansiedade, o muco se forma na garganta, e uma pessoa que fala em público, se estiver nervosa, pode pigarrear para limpar a garganta antes de começar a falar.
Já reparou que quando estamos convictos do que estamos dizendo, nossas mãos e braços gesticulam, enfatizando nosso ponto de vista e demonstrando forte convicção? A pessoa que mente não consegue fazer isso. Esteja atento.

ADMINISTRANDO SEU TEMPO


A maioria das pessoas reclama da falta de tempo que dispõe para suas atividades diárias devido à enorme carga de tarefas que tem para executar.
O que ocorre é que as pessoas quando aprendem em um curso acadêmico, ou mesmo ingressam de alguma forma em uma função, profissão, são sempre instruídas sobre “O que” fazer sendo ignorado o modo como se fazer o trabalho, principalmente aos detalhes que fazem o diferencial para se obter uma maior eficiência e eficácia. Não basta ser especialista no que se faz, é que preciso ter noções da melhor maneira de realizar o trabalho.
Como administrar melhor o seu tempo?
Tempo é das coisas mais indefiníveis e paradoxais: o passado já se foi, o futuro ainda não chegou, e o presente se torna o passado, mesmo enquanto procuramos defini-lo, e como se fosse um relâmpago, num instante existe e se extingue.
Na maioria dos casos, a análise revela que, com alguns ajustes, o indivíduo poderá produzir muito mais, com menos dispêndio de esforços. Chama-se “trabalho inteligente”.
ORGANIZE UMA AGENDA DO TEMPO.
Para identificar com precisão como você ocupa o seu tempo, faça uma agenda, dimensione exatamente o percentual de tempo utilizado em cada tipo de atividade. Pois não podemos controlar nosso tempo se não sabemos exatamente como o estamos utilizando. Geralmente somos levados a achar que sabemos como utilizamos nosso tempo, mas nem sempre isso é verdade.
O princípio básico para utilizar bem o tempo é priorizar as tarefas realmente importantes e que nos trazem maiores resultados, aquelas que sempre deixamos para executar depois das mais fáceis!Avaliar a forma como utilizamos nosso tempo é o primeiro passo que devemos dar, e após isso questionar: Os resultados seriam melhores se eu pasasse o meu tempo trabalhando em outra atividade? Como eu poderia executar as tarefas mais importantes com mais freqüência e eficiência?Um outro aviso importante: Geralmente seus colegas de trabalho tem o costume de lhe passar material, assuntos e tarefas que não dizem respeito à sua atividade principal(ao seu foco). Este tipo de material deve imediatamente ser retornado à pessoa que realmente deve dar continuidade. Responda na própria correspondência e retorne imediatamente. Não deixe nada entulhando sua mesa ou caixa postal de e-mail. Sempre que possível evite dar respostas como: Vou ver e lhe retorno depois!. Assim que tiver um retorno lhe informo!. Dê as informações necessárias já no momento para que a pessoa mesmo pesquise sozinha!. Não atue como intermediário de nada.
Você realmente sabe como usar seu tempo?

QUAL É O SIGNIFICADO QUE VOCÊ DÁ PARA SUA VIDA?