terça-feira, 13 de novembro de 2012

A MEDIDA DA FELICIDADE



O que determina o progresso de um país? A resposta de muitos seria "o crescimento econômico, medido pelo PIB (Produto Interno Bruto)." Mas muita gente não sabe que foi criado um conceito de desenvolvimento em contrapartida ao PIB. Trata-se do FIB (Felicidade Interna Bruta), originado a partir dos valores espirituais budistas.

Enquanto os modelos tradicionais de desenvolvimento têm como principal objetivo o crescimento da economia, o conceito de FIB baseia-se no princípio de que o verdadeiro desenvolvimento de uma sociedade só é possível quando o desenvolvimento espiritual e material caminham juntos.

O termo foi criado em 1972 pelo rei do Butão, Jigme Wangchuck. O vice-presidente do Conselho Nacional do Butão, Karma Ura, esteve no Brasil na Rio + 20, para explicar a novidade. Segundo ele, o FIB reconhece a felicidade como o maior bem comum de uma nação. A partir disso, nove indicadores foram criados para definir o conceito: bem-estar psicológico, saúde, uso do tempo, vitalidade comunitária, educação, cultura, meio ambiente, governança e padrão de vida.

Enquanto o FIB não é realmente adotado como medidor de desenvolvimento das nações, as discussões continuam mundo afora, com os críticos do PIB classificando-o como ineficaz e ultrapassado. A americana Susan Andrews, coordenadora do FIB no Brasil, filosofou:
"Em suma, o PIB mede tudo, menos aquilo que faz a vida valer a pena."

Fonte: www.balisun.com.br

QUAL É O SIGNIFICADO QUE VOCÊ DÁ PARA SUA VIDA?