Vivemos em tempos solitários e muitas vezes não conseguimos dividir nossas angústias e problemas com outra pessoa. Cada um traz consigo um mundo particular. Aquele que as redes sociais não vê. Baseado nisso, aceitei as sugestões de amigos para compartilhar experiências vividas nesses 25 anos no caminho de tantas pessoas. Espero que gostem. Espero que em algum momento possa ajudar alguém. Mergulhem.
terça-feira, 13 de novembro de 2012
A MEDIDA DA FELICIDADE
O que determina o progresso de um país? A resposta de muitos seria "o crescimento econômico, medido pelo PIB (Produto Interno Bruto)." Mas muita gente não sabe que foi criado um conceito de desenvolvimento em contrapartida ao PIB. Trata-se do FIB (Felicidade Interna Bruta), originado a partir dos valores espirituais budistas.
Enquanto os modelos tradicionais de desenvolvimento têm como principal objetivo o crescimento da economia, o conceito de FIB baseia-se no princípio de que o verdadeiro desenvolvimento de uma sociedade só é possível quando o desenvolvimento espiritual e material caminham juntos.
O termo foi criado em 1972 pelo rei do Butão, Jigme Wangchuck. O vice-presidente do Conselho Nacional do Butão, Karma Ura, esteve no Brasil na Rio + 20, para explicar a novidade. Segundo ele, o FIB reconhece a felicidade como o maior bem comum de uma nação. A partir disso, nove indicadores foram criados para definir o conceito: bem-estar psicológico, saúde, uso do tempo, vitalidade comunitária, educação, cultura, meio ambiente, governança e padrão de vida.
Enquanto o FIB não é realmente adotado como medidor de desenvolvimento das nações, as discussões continuam mundo afora, com os críticos do PIB classificando-o como ineficaz e ultrapassado. A americana Susan Andrews, coordenadora do FIB no Brasil, filosofou:
"Em suma, o PIB mede tudo, menos aquilo que faz a vida valer a pena."
Fonte: www.balisun.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)
QUAL É O SIGNIFICADO QUE VOCÊ DÁ PARA SUA VIDA?
-
Conheci Maria em 2010 numa empresa que trabalhava. Mulher guerreira que passou toda a sua vida trabalhando para sustentar os filhos que h...
-
Devido a uma grande dificuldade de encontrar talentos, nós não cresceremos como planejado e não seremos tão inovadores e produtivos como no ...