domingo, 7 de março de 2010

Remuneração Variável- Recompensando o desenvolvimento da competência profissional

No atual cenário empresarial, não esperamos mais que as pessoas apenas reproduzam atividades determinadas pelo seu cargo ou chefe. Precisamos, ao contrário, que elas extrapolem os limites de atuação. O desafio passa a ser o de encontrar esses profissionais fora dos moldes de atribuições já definidas. A postura proativa para problemas anteriormente especificados, nos deixa então, algumas alternativas, e uma delas é a de gestão da remuneração por competência. O gestor que desconsidere este fenômeno poderá ter que administrar, motivos de frustrações e descontentamentos de seus profissionais mais talentosos. Não reconhecer aquelas pessoas que vão além dos limites que exercem a dinâmica profissional é fatal para sua organização neste cenário competitivo.

No entanto, as diversas formas de recompensa devem, portanto, ser capazes de reconhecer as diferenças individuais e os diversos ritmos que as pessoas tem em exercer suas atividades. Cada profissional contribui de forma diferente para a organização, e de forma diferente devem ser percebidos e avaliados. Além disso, precisamos buscar critérios mais flexíveis para que essas mudanças na organização e no mercado, sejam acompanhadas. Valores métricos são imprescindíveis.

Embora, possamos reconhecer que o caminho mais sensato seja a implementação da gestão das recompensas, verificamos que não se pode estabelecer esse critério, sem antes revisarmos os critérios que atualmente utilizamos para a nossa remuneração fixa, pois esta é a base para o cálculo da parcela variável.

Embora ainda existam questionamentos quanto a aplicabilidade da Gestão por competência, principalmente quando relacionada a parte de remuneração, experiências comprovam que quando há um Programa, com abordagem de instrumentos de gestão e estratégias de valores definidas, os resultados, possibilitam os gestores a assumirem de forma integral a gestão de seus quadros e a administração das progressões salariais pelos quais são responsáveis.

A gestão da remuneração/competência, possibilita a empresa, uma alternativa de estar mais presente nesta transformação na dinâmica de mercado, onde profissionais e empresários estão a procura dos mesmos valores: competência e resultado.

ARTIGO REVISTA VISÃO JURÍDICA N.48
Ecrito por :Elaine Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queremos ouvir sua sugestão! Deixe aqui seu recado.

QUAL É O SIGNIFICADO QUE VOCÊ DÁ PARA SUA VIDA?