Vivemos em tempos solitários e muitas vezes não conseguimos dividir nossas angústias e problemas com outra pessoa. Cada um traz consigo um mundo particular. Aquele que as redes sociais não vê. Baseado nisso, aceitei as sugestões de amigos para compartilhar experiências vividas nesses 25 anos no caminho de tantas pessoas. Espero que gostem. Espero que em algum momento possa ajudar alguém. Mergulhem.
terça-feira, 20 de abril de 2010
ALEGORIA DA CAVERNA- A LIDERANÇA CRIATIVA
O mito da caverna, também chamada de Alegoria da caverna, é uma parábola escrita pelo filósofo Platão, e encontra-se na obra intitulada A República (livro VII). Alguns ainda chamam de Os prisioneiros da caverna.
Imaginemos um muro bem alto separando o mundo externo e uma caverna. Na caverna existe uma fresta por onde passa um feixe de luz exterior. No interior da caverna permanecem seres humanos, que nasceram e cresceram ali.
Ficam de costas para a entrada, acorrentados, sem poder locomover-se, forçados a olhar somente a parede do fundo da caverna, onde são projetadas sombras de outros homens que, além do muro, mantêm acesa uma fogueira.
Os prisioneiros julgam que essas sombras sejam a realidade.
Um dos prisioneiros decide abandonar essa condição e fabrica um instrumento com o qual quebra os grilhões. Aos poucos vai se movendo e avança na direção do muro e o escala, com dificuldade enfrenta os obstáculos que encontra e sai da caverna, descobrindo não apenas que as sombras eram feitas por homens como eles, e mais além todo o mundo e a natureza.
Trata-se da exemplificação de como podemos nos libertar da condição de “escuridão” que nos aprisiona através da “luz da verdade”. A combinação de energia e inteligência, assim como o equilíbrio entre a razão e a emoção são fundamentais para o sucesso. É uma sensação extremamente agradável quando se “quebra” os grilhões” que muitas vezes imputamos em nós mesmos, baseados em posturas assimiladas como certas ao longo de nossa vida. A parábola da Caverna, nos leva a refletir do quanto precisamos vencer a comodidade da nossa zona de conforto e enxergar mais além do que nos é fornecido como informação.
Nos leva a entender que ouvir e ver o mundo de acordo com sua própria ótica nos dá a liberdade para escolhas. O desenvolvimento profissional é baseado na capacidade de olhar “além do muro”, fortalecer o conhecimento e empreender cada vez mais nas descobertas de nós mesmos. A situação que vivenciamos nos dias de hoje nos mostra que a maioria das pessoas não possuem iniciativa de mudança, muito menos da aceitação quando elas ocorrem. Grande percentual das empresas, apresentam dificuldades em seus colaboradores demonstrarem iniciativas. E muitas das vezes os próprios gestores são os inibidores das ações. Atitudes como essas geram ambientes “engessados”, com o desenvolvimento de pouca ou quase nenhuma criatividade, falta de qualificação profissional, pouco interesse no trabalho executado, falta de oportunidades e principalmente o receio e medo de errar.
A conscientização dos CEOS é fundamental para a que seus gerentes desenvolvam atitudes proativas em seus colaboradores; muitas idéias transformam-se em sucesso num ambiente criativo e dinâmico.
A liberdade é uma conquista que nos faz tornar-se cada vez melhor.
Desfrutar dessa conquista e fazer com que todos possam enxergar além das sombras, é atividade deve ser a principal meta de um gestor qualificado. E na sua equipe, ainda há pessoas que continuam lá dentro da caverna?
Elaine Souza
Assinar:
Postar comentários (Atom)
QUAL É O SIGNIFICADO QUE VOCÊ DÁ PARA SUA VIDA?
-
Conheci Maria em 2010 numa empresa que trabalhava. Mulher guerreira que passou toda a sua vida trabalhando para sustentar os filhos que h...
-
Devido a uma grande dificuldade de encontrar talentos, nós não cresceremos como planejado e não seremos tão inovadores e produtivos como no ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Queremos ouvir sua sugestão! Deixe aqui seu recado.