terça-feira, 11 de setembro de 2012

A ficção também pode estar presente na sua empresa



Tags: Salada corporativa | Avenida Brasil | Empresas
Colaborador: Salada Corporativa


Devido ao meu excesso de trabalho e à rotina social desgastante, poucas vezes tenho tempo para assistir à televisão sem compromisso.

Dia desses, consegui assistir à novela das 21h, da Rede Globo, Avenida Brasil, do inicio ao fim. Percebi que a trama é bem complexa e cheia de “lobos em pele de cordeiros”. Logo que formatei a história em minha cabeça, percebi que essa trama fictícia tem muito a ver com algumas histórias reais da empresa em que faço parte.

Só pra contextualizar, estou em uma empresa há pouco mais de quatro meses, apenas. A empresa é de médio porte e está deixando de ser uma empresa familiar para se tornar uma empresa formal com três sócios, de grande porte, com perspectivas de crescimento nacional nos próximos cinco anos.

O RH que antes existia era burocrático dentro das rotinas de DP e ocasionalmente pirotécnico, ou seja, organizava festas incríveis dentro da empresa. Mas, a minha contratação veio para mudar um pouco esse funcionamento. Hoje o RH já esta caminhando da divisão do DP para a atuação de maneira estratégica e diferenciada dentro da empresa.
Tive a sorte de ter no comando da empresa uma diretora que começou a quebrar paradigmas dentro da empresa. Um deles foi a divulgação sobre a real função do RH dentro do ambiente corporativo. De início, ela já disponibilizou um espaço cativo em reuniões estratégicas de diretoria.

A solicitação da vez por parte da direção geral da empresa é que os gerentes modifiquem a postura, amadureçam e profissionalizem as demandas, atendendo às expectativas da empresa. Cerca de 80% dos gerentes chegaram nessa posição por serem os melhores técnicos/operacionais e ou por serem antigos na empresa, 60% possui nível superior completo, 70% mais de 45 anos de idade.

Todas as vezes que o RH sai de uma reunião com a diretoria, as solicitações começam a “pipocar” dentro da empresa. E então, quando começam as rodadas de reuniões entre RH e gerentes para estabelecer metas, propor mudanças e estabelecer prazos, começa a novela: Oi, oi, oi!

O Gerente Patrimonial (Mãe Lucinda) me conta histórias sombrias do passado e de como e quais circunstâncias levaram o Gerente Operacional (Carminha) até essa posição dentro da empresa. O Gerente Comercial (Nina) sempre sorri e me trata muito bem e vive dizendo para “os quatro ventos” o quanto o RH é importante e que logo o RH ajudará a empresa a mudar para melhor! O Gerente Financeiro (Max) vive acusando o Gerente estratégico (Nilo) de adorar gastar o dinheiro da empresa em “farras” particulares para conseguir novos investidores.

Em no fim essa é a trama que eu vivo hoje dentro da empresa. Meu maior medo é de fato ser ou me transformar no Tufão. Imagina?

Brincadeiras à parte, a história é essa e eu não quero ser absorvido por essa trama. Desejo melhorar a situação, mas ao mesmo tempo, minha diretora “quer pra ontem” os resultados. Quando sou indagado sobre o modelo de gestão empregado por cada gerente, fico muito perdido, pois eles agem como se nada estivesse ocorrendo, se acham “Deuses do Olimpo” e são muito autoritários.

Sei que não existe uma “receita” para mediar esses conflitos, porém acredito que compartilhando essa história muitas ideias possam surgir e muitas outras pessoas/RH podem se identificar com a trama e compartilhar suas experiências. Que tal trocarmos informações e acabar com a “Avenida Brasil” Corporativa?



O blog Salada Corporativa é uma iniciativa da empresa Argumentare, suas sócias são as chefs do blog e publicam, diariamente, textos sobre comportamento humano, coaching, gestão de carreira, empreendedorismo, dicas de livros, cultura e lazer.

O que mais elas têm em comum? Reúnem excelência acadêmica e sólida experiência corporativa, são apaixonadas por escrever, compartilhar ideias, ler, aprender… Têm imenso interesse por gente, música, viagens, vinhos e gastronomia

Um comentário:

Queremos ouvir sua sugestão! Deixe aqui seu recado.

QUAL É O SIGNIFICADO QUE VOCÊ DÁ PARA SUA VIDA?