terça-feira, 22 de junho de 2010

ONDE ESTÃO OS TALENTOS?

Devido a uma grande dificuldade de encontrar talentos, nós não cresceremos como planejado e não seremos tão inovadores e produtivos como no passado.
É difícil imaginar uma empresa publicando um anúncio como este. Mas a verdade é que a carência de líderes e talentos de forma geral vem impactando os negócios ao redor do mundo.

Será real esta dificuldade das empresas? É fácil encontrar talentos? Este é um problema que só se verifica nas grandes cidades e nas grandes empresas?Como está o cenário de mercado, a guerra por talentos?

É possível encontrar soluções para este desafio?

Pesquisas mostram que temos uma escassez de profissionais qualificados e um cenário em que as empresas precisam cada vez mais conquistar os talentos (diferente de um cenário anterior em que os candidatos é que se esforçavam para conquistar as empresas e uma vaga).
Diante deste cenário desafiador, a maioria das empresas têm focado não só em seus atributos/como marca relacionada a produtos, mas também em sua marca corporativa, sua identidade.
Porque as empresas fortalecem sua marca?

Qual é importância conceitual? Posso pensar de pronto em duas. 1- fidelizar clientes;2-reter talentos.

E para alcançar a fidelização de clientes é preciso preparar, capacitar os talentos que formam a empresa. Porém , urge fazer isto de forma inovadora que escape do rame- rame das ações pontuais.

Um maior diferencial, por exemplo, é trazido por programas que alinhem os objetivos pessoais com os da empresa, contribuindo para um aumento efetivo da lucratividade e da satisfação em trabalhar. Programas bem planejados e inovadoramente conduzidos de Coaching e Mentoring, por exemplo, são pilares para a verdadeira formação e retenção de talentos.

O dia começa; urge pegar armadura, escudo, espada e ir vencer umas batalhas.
"Use os talentos que você tem: os bosques seriam muito silenciosos se nenhum pássaro cantasse lá, exceto aqueles que cantassem melhor."
(Henry Van Dyke)

Ana Lúcia de Mattos Santa Isabel - analucia@orioncomunicacao.com. br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queremos ouvir sua sugestão! Deixe aqui seu recado.

QUAL É O SIGNIFICADO QUE VOCÊ DÁ PARA SUA VIDA?