Vivemos em tempos solitários e muitas vezes não conseguimos dividir nossas angústias e problemas com outra pessoa. Cada um traz consigo um mundo particular. Aquele que as redes sociais não vê. Baseado nisso, aceitei as sugestões de amigos para compartilhar experiências vividas nesses 25 anos no caminho de tantas pessoas. Espero que gostem. Espero que em algum momento possa ajudar alguém. Mergulhem.
quinta-feira, 22 de julho de 2010
How-to-Como ter diretrizes para obter um treinamento seguro
O treinamento é uma responsabilidade sem fim para a gerência. E para desempenhá-la a contento um supervisor precisa ter capacidade na realização dos quatro deveres principais que lhe competem: planejar, organizar, testar e controlar. A seguinte norma de verificação pode ser usada como roteiro para você ter certeza se está providenciando aos subordinados o treinamento que requerem:
1. Planeje cuidadosamente programas de treinamento:
O valor de um programa de treinamento depende não só do assunto a ser dado, mas também da organização.
2. Dê instruções com clareza:
Instruções precisas e inteligentes são uma salvaguarda contra a incompreensão que conduz a erros e más práticas de trabalho. A boa instrução apressa o processo de aprendizagem.
3. Critique positivamente:
Tente não humilhar o aprendiz deixando transparecer que você está triste com seu índice de progresso. Seja diplomático e ajude o operário a salvar as aparências. Se você permite que sua língua torne a crítica cortante você prejudica o indivíduo, inibindo-o em sua capacidade de aprender.
4. Explique o serviço e dê ênfase à importância que tem:
Um operário só se satisfaz pelo serviço se compreende que sua contribuição é importante no empenho geral. Todo operário deve saber de que maneira seu serviço se relaciona com os demais, e também que você reconhece e aprecia o valor do seu trabalho.
5. Estabeleça prazos:
Frise que o serviço deve começar a ser completado dentro de um quadro de tempo delimitado. Uma programação realista e prazos razoáveis precisam ser fixados.
6. Faça correções conforme as necessidades:
Se um operário está deixando de alcançar o padrão, você primeiro deve descobrir por que. Em seguida faça algo de construtivo para reparar a situação. Um treinamento individual ou orientação especial pode ser necessário.
Fonte: “Prática gerencial para supervisores”. Autor: James M. Black.
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