terça-feira, 14 de agosto de 2012

O CURRÍCULO CERTO E ERRADO



Saiba como evitar os problemas que podem tirar o seu nome da disputa por uma vaga antes mesmo da entrevista

Por Françoise Terzian

Passar para a segunda fase de um recrutamento que começou com a seleção de currículos requer atenção a detalhes:

Fotos inadequadas, português errado e letras coloridas chegam a derrubar um em cada quatro currículos enviados por candidatos a uma vaga. “Recebemos 180 000 currículos ao ano e 25% deles são descartados por ser muito longos ou conter erros gramaticais”, diz Augusto Costa, diretor-geral da Manpower no Brasil.
A consultoria de recursos humanos, de São Paulo, atende empresas como Motorola e Michelin. Aqui, Augusto e outros especialistas em recrutamento apontam quais são os sete erros fatais de um currículo. Sem eles, suas chances de conseguir a vaga aumentam. Veja, abaixo, exemplos resumidos de um currículo bom e de outro ruim.

EVITE
FOTOS E RG
Só mande foto (3×4 comportada, claro) se isso for pedido por quem está fazendo a seleção.“E nunca inclua o número do RG e CPF no currículo”,diz Mara Turolla,consultora da Career Center,empresa de recolocação.

POLUIÇÃO VISUAL
Nada de firulas: a melhor apresentação são folhas brancas simples e fontes Arial ou Times New Roman — mais clássicas.

ERROS DE PORTUGUÊS
São os mais comuns — como os que estão marcados em amarelo ao lado — e podem reprovar um bom candidato.”Demonstram que ele foi desleixado.Ou que não sabe escrever”, diz Augusto, da Manpower.

FALAR DIFÍCIL
Informações demais fazem o selecionador gastar tempo — e a média que eles dedicam a um currículo é 40 segundos. Não vá escrever que fez curso de datilografia, tampouco. “Prolixidade mascara as informações relevantes”, diz Alexandre Ullmann, gerente de recrutamento da CPM Braxis, empresa de tecnologia da informação.

MENTIRAS
Há quem diga que concluiu um curso sem ter realmente chegado ao fim. Vale o mesmo para dizer que é fluente em inglês. Por fim, errar nas datas de permanência nas empresas acaba levantando suspeitas do entrevistador.

FALTA DE FOCO
Realce seus resultados numéricos mais do que as tarefas que você desempenhava. Em vez de “analisava as estratégias de marketing”, use “elevei as vendas da empresa em 15% após analisar a concorrência”.

DESTACAR O INÍCIO DA CARREIRA
Deixar os últimos empregos para o fim pode fazer seu currículo ser descartado prematuramente.As informações devem vir em ordem decrescente.“Se sua carreira for muito longa, saliente os cargos mais recentes”, diz Augusto Puliti, gerente da consultoria Michael Page.

Fonte: http://vocesa.abril.com.br/edicoes/0111/fechado/evolucao/mt_250983.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queremos ouvir sua sugestão! Deixe aqui seu recado.

QUAL É O SIGNIFICADO QUE VOCÊ DÁ PARA SUA VIDA?