quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Pesquisa mostra pouco engajamento dos colaboradores com suas organizações



Ser considerada uma boa empresa para se trabalhar, reconhecida pelos seus próprios funcionários, decididamente não é tarefa fácil. Uma pesquisa do Gallup publicada no jornal Valor Econômico mostra que 79% dos trabalhadores brasileiros não são comprometidos com o que fazem. A pesquisa serve como alerta ainda maior quando mostra os chamados "ativamente desengajados" (18%), que além de não serem engajados com a empresa em que trabalham, disseminam o pessimismo entre os colegas!
Entre as questões que servem como termômetro para descobrir quem é engajado ou não está a perspectiva de permanência na empresa. 91% dos profissionais engajados planejam estar na empresa daqui a um ano. Esse percentual cai para 48% no universo dos ativamente desengajados.
Mas, o calcanhar de Aquiles parece ser a liderança. 91% dos profissionais engajados dizem que a liderança da empresa os trata com respeito. Entre os desengajados, a insatisfação com os gestores é a tônica. Apenas 19% dizem que são tratados com respeito.
Bons líderes realmente fazem a diferença. O impacto nos resultados é decisivo. 84% dos profissionais que pedem demissão o fazem por problemas de relacionamento com o superior. Com certeza as empresas que possuem gestores sem competência para liderar equipes estão perdendo talentos, aumentando passivos trabalhistas e reduzindo a produtividade.
Outro sinal de alerta para as empresas é que os "ativamente desengajados" faltam mais ao trabalho e ficam mais doentes do que os comprometidos. A média é de 4 faltas por ano para os desengajados contra apenas 1 dos engajados.
Uma coisa pelo menos, os dois grupos têm em comum: o que mais valorizam no trabalho. 66% dos engajados e 51% dos ativamente desengajados buscam a satisfação pessoal e profissional. Esse é o caminho para as empresas reverterem esse quadro negativo. Fazer com que todos tenham perspectivas claras de crescimento na carreira, dar significado e valor ao trabalho que fazem, alocá-las nas atividades em sintonia com seu perfil comportamental são algumas ações básicas para fazer com que a maioria dos colaboradores vista a camisa da empresa.

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