Vivemos em tempos solitários e muitas vezes não conseguimos dividir nossas angústias e problemas com outra pessoa. Cada um traz consigo um mundo particular. Aquele que as redes sociais não vê. Baseado nisso, aceitei as sugestões de amigos para compartilhar experiências vividas nesses 25 anos no caminho de tantas pessoas. Espero que gostem. Espero que em algum momento possa ajudar alguém. Mergulhem.
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
Pesquisa mostra pouco engajamento dos colaboradores com suas organizações
Ser considerada uma boa empresa para se trabalhar, reconhecida pelos seus próprios funcionários, decididamente não é tarefa fácil. Uma pesquisa do Gallup publicada no jornal Valor Econômico mostra que 79% dos trabalhadores brasileiros não são comprometidos com o que fazem. A pesquisa serve como alerta ainda maior quando mostra os chamados "ativamente desengajados" (18%), que além de não serem engajados com a empresa em que trabalham, disseminam o pessimismo entre os colegas!
Entre as questões que servem como termômetro para descobrir quem é engajado ou não está a perspectiva de permanência na empresa. 91% dos profissionais engajados planejam estar na empresa daqui a um ano. Esse percentual cai para 48% no universo dos ativamente desengajados.
Mas, o calcanhar de Aquiles parece ser a liderança. 91% dos profissionais engajados dizem que a liderança da empresa os trata com respeito. Entre os desengajados, a insatisfação com os gestores é a tônica. Apenas 19% dizem que são tratados com respeito.
Bons líderes realmente fazem a diferença. O impacto nos resultados é decisivo. 84% dos profissionais que pedem demissão o fazem por problemas de relacionamento com o superior. Com certeza as empresas que possuem gestores sem competência para liderar equipes estão perdendo talentos, aumentando passivos trabalhistas e reduzindo a produtividade.
Outro sinal de alerta para as empresas é que os "ativamente desengajados" faltam mais ao trabalho e ficam mais doentes do que os comprometidos. A média é de 4 faltas por ano para os desengajados contra apenas 1 dos engajados.
Uma coisa pelo menos, os dois grupos têm em comum: o que mais valorizam no trabalho. 66% dos engajados e 51% dos ativamente desengajados buscam a satisfação pessoal e profissional. Esse é o caminho para as empresas reverterem esse quadro negativo. Fazer com que todos tenham perspectivas claras de crescimento na carreira, dar significado e valor ao trabalho que fazem, alocá-las nas atividades em sintonia com seu perfil comportamental são algumas ações básicas para fazer com que a maioria dos colaboradores vista a camisa da empresa.
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