terça-feira, 31 de julho de 2012

Falta comprometimento ou respeito?


Trabalhando muito tempo como Consultora de RH, tive a oportunidade de conhecer algumas empresas de diferentes segmentos, com diferentes formas de gestão. Algumas delas com excelentes resultados outras nem tanto e outras com nenhum.

A experiência como Consultora me possibilitou olhar de forma sistêmica o conjunto de possibilidades que podem levar a um determinado resultado. Positivo ou negativo.
Normalmente, resultados positivos compatibilizam funcionários positivos, ou seja, que possuem comprometimento integral, não só com o trabalho que executa, mas com todo o pessoal da equipe. O ambiente é propício a produtividade ascendente. O turn over é mínimo, dentro da realidade.

Por outro lado, quando temos funcionários sem nenhum comprometimento, o risco de tudo dar errado é evidente. As desculpites são crônicas e utilizam-se de várias estratégias para que as situações não aconteçam. A "culpa" é de alguém. Menos de nós mesmos. O "erro" é de alguém. Menos de nossa falta de vontade e atenção.

Mas até quando faremos parte do não?
Até quando seremos coniventes com a falta de comprometimento e respeito que envolvem também a alta Gerência e donos de empresas?
A valorização começa de dentro para fora. Mas para isso, precisamos de profissionais competentes na área de RH. Profissionais que conheçam e monitorem indicadores de forma imparcial.

Precisamos que as empresas tenham outro olhar para a área de Recursos Humanos. Mas precisamos também, que esses profissionais monstrem para que vieram. Ficar na mesmice acarretará na estagnação da empresa, no inconformismo de seus colaboradores e pior, num resultado mensuravelmente negativo para todos.

Se não temos bons profissionais na área de RH. Certamente não temos bons frutos nas outras áreas também.

Pense Nisso!
Texto: Elaine Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queremos ouvir sua sugestão! Deixe aqui seu recado.

QUAL É O SIGNIFICADO QUE VOCÊ DÁ PARA SUA VIDA?