quinta-feira, 26 de julho de 2012

PSICOPATAS DE ESCRITÓRIOS (Teste de personalidade- BIG FIVE)



Confiantes e carismáticas, mas também ambiciosas e indiferentes aos sentimentos dos outros, pessoas com Transtorno de personalidade dissocial, são ardilosas e, às vezes, sobe na carreira passando por cima de muita gente.

Gustavo logo de cara percebeu que Dênis era a pessa certa para o cargo.O jovem inteligente, impressionou o chefe da seção com uma aparência segura e uma boa retórica. Narrou de forma minuciosa seus inúmeros méritos e experiências, apear da aparente pouca idade. Gustavo, fascinado pelas qualidades do homem á sua frente, o contratou. Algum tempo depois se arrependeu amargamente. Como se comprovou, muitas das qualificações de Dênis eram inventadas. Pior, era evidente que a palavra compaixão não existia em seu vocabulário. Insolente e ambicioso, buscou um cargo de chefia até destituir Gustavo de seu posto.

Indivíduos com esse tipo de comportamento foram denominados pelo psicólogo canadense Robert Hare como "psicopatas". Em sua opinião, funcionários como Dênis, aliás, um caso real numa empresa americana, podem ser identificados com esse tipo de transtorno clínico. O termo psicopata, não é mais usado por alguns grupos de profissionais. Na tentativa de amenizar o que receiam ser um termo discriminatório, adotaram a designação "personalidade dissocial".

Serpentes de terno e Gravata

O psicólogo parte do pressuposto de que o número desses "psicopatas de escritórios" de difícil reconhecimento aumenta nos cargos de chefia.


Não tenho a fonte deste texto. Quem souber, por favor encaminhe como comentário. Obrigada!

Um comentário:

Queremos ouvir sua sugestão! Deixe aqui seu recado.

QUAL É O SIGNIFICADO QUE VOCÊ DÁ PARA SUA VIDA?